segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Superação brasileira (Orlando Duarte - Tribuna da Imprensa)

Conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos não é fácil, seja qual for a modalidade. Em algumas delas, o nível de dificuldade é ainda maior. É o caso do boxe para os brasileiros. A única medalha do País foi conquistada por Servílio de Oliveira, na Olimpíada disputada na Cidade do México, em 1968. Com muito esforço, o brasileiro conquistou o bronze após vencer um pugilista turco e outro ganês e perder apenas para um mexicano.

Agora, 40 anos depois, Washington Silva está em Pequim para tentar quebrar este jejum. Não será fácil, pois enfrentará um irlandês mais experiente. No entanto, mesmo com diversas lesões, o brasileiro mostrou que é possível vencer obstáculos e buscar um sonho que, para muitos, parece impossível. Com medalha ou não, Washington Silva merece o reconhecimento de todo o povo brasileiro.

Curioso

É possível o dono de 67 recordes mundiais ter nascido sem o menor dom para o esporte? Claro. Foi assim com o americano Johnny Weissmuller, eleito o melhor nadador da primeira metade do século 20 pela Associated Press.

Seu treinador costumava afirmar que, para Weissmuller, não existia distância que o desanimasse. "Bastava a ele uma piscina, um cronômetro e uma linha de chegada", dizia William Bachrach. No total, ele conquistou seis medalhas olímpicas em Paris e Amsterdã, sendo cinco de ouro na natação e um bronze no pólo aquático. Só não brilhou mais porque trocou as piscinas por Hollywood. Depois de fazer comerciais, foi aprovado num teste de ator e, durante 16 anos, fez o papel de Tarzã.

Handebol

O time masculino não foi muito bem nestes Jogos Olímpicos, mas o trabalho da Confederação Brasileira de Handebol deve ser destacado, já que houve grande evolução desde a chegada dos treinadores espanhóis Juan Oliver Coronado e Jordi Ribera. A tendência é de que esse trabalho eficiente continue, mesmo sem Jordi no comando da equipe, já que ele não continuará depois da Olimpíada.

Futuro

Silas jogou no São Paulo na década de 1980. Foi um dos grandes nomes do futebol do Morumbi e agora se arrisca na carreira de treinador. Assim como Zetti, outro ex-são-paulino, que agora treina o Juventude, Silas faz sucesso na série B, no comando do Avaí. Ambos já conquistaram resultados expressivos nesta nova função.

Silas colocou a equipe de Santa Catarina entre os primeiros colocados, o que não acontecia nos últimos campeonatos. Zetti, por sua vez, já foi vice-campeão paulista pelo Paulista, de Jundiaí, e pode conquistar seu segundo acesso à série A, já que o primeiro foi com o Fortaleza.

Alvo

Depois de contratar os zagueiros Henrique, que já não atua mais pelo clube, e Jeci, do Coritiba, o Palmeiras quer o artilheiro da equipe no Brasileiro para a temporada 2009. Na verdade, o interesse em Keirrison existe desde o início de 2008, mas o Palmeiras deve investir forte para contratar o ótimo jogador do Coxa.



http://culturaesportiva.blogspot.com/

conduarte@uol.com.br

Nenhum comentário: