domingo, 30 de outubro de 2011


Brasil deve fechar 2011 como a sexta maior economia do mundo


Projeções da EIU colocam o País à frente do Reino Unido na lista das maiores economias globais

iG São Paulo | 30/10/2011 12:10


Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, a consultoria estima que o PIB brasileiro chegue a US$ 2,44 trilhões em 2011, contra US$ 2,41 trilhões do Reino Unido.

Com isso, o Brasil assume a sexta posição na lista de maiores economias do mundo.

Em 2010, o País já havia saltado para a sétima colocação, ao superar a Itália na lista.

De acordo com o jornal, em 2013, entretanto, a Índia tomará o Brasil a sexta posição, mas, em 2014, o País retoma a colocação, ao ultrapassar a França, no ano da Copa do Mundo.

A EIU estima que, até o fim da década, o PIB brasileiro será maior que de todos os países europeus.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Descontrolada, Seleção sub-20 perde para a Costa Rica e deixa o Pan (Postado por Erick Oliveira)

Tudo bem que o time não estava nem perto da elite da sub-20 do Brasil. Mas mesmo sem Neymar, Lucas, Oscar, Casemiro e Philipe Coutinho, ninguém esperava que a Seleção fosse eliminada dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara da forma vergonhosa como aconteceu neste domingo (madrugada de segunda-feira no Brasil). Uma plateia perplexa no Estádio Omnilife assistiu à derrota por 3 a 1 para a Costa Rica. Assim, a equipe comandada por Ney Franco deixa o México sem sequer disputar a semifinal, perdendo a chance de medalha.
A campanha repete o Pan do Rio de Janeiro, em 2007, quando a Seleção Brasileira foi representada por uma equipe sub-17. Em Guadalajara, o Brasil disputou três partidas e marcou apenas um gol. Foram uma derrota e dois empates (sendo um com Cuba), perdendo a vaga na próxima fase para Argentina e Costa Rica, classificadas em primeiro e segundo do Grupo B, respectivamente. Os costarriquenhos enfrentam o México na semifinal. Os argentinos ainda esperam por seu adversário.
Tudo começou a dar errado para o Brasil antes mesmo do primeiro minuto de partida. Aos 40 segundos, Madson falhou pela direita, e Blanco aproveitou. Ele rolou rasteiro para Bryan Vega, livre, empurrar e abrir o placar.
A surpresa apresentada pela Costa Rica, que teoricamente entraria em campo de forma defensiva, mas iniciou o jogo no ataque, desestabilizou a Seleção tática e emocionalmente. A equipe mostrava-se desorganizada e nervosa. Assim, não demorou muito a pagar por isso. Aos 15 minutos, o volante Lucas Zen – que recebeu o apelido no Botafogo por sua tranquilidade em campo – acertou o peito de um adversário numa dividida e recebeu o cartão vermelho.
A pena foi paga aos 20 minutos, quando, após chutão da defesa, McDonald dominou dentrou da área, passou pela marcação de Frauches e Misael e acertou um belo chute de curva no canto esquerdo de César, fazendo 2 a 0. O goleiro, mal colocado, não alcançou a bola.
A torcida do México perdeu a paciência e passou a trocar os aplausos pelas vaias ao Brasil. Em campo, o time continuava fora de controle emocional. Aos 26 minutos, Frauches colocou a mão na bola ao cortar um cruzamento, e o árbitro marcou pênalti. McDonald cobrou, mas acertou a trave.
Já com o atacante Sebá no lugar de Frauches – e o meia Misael e o lateral Henrique Mirando se alternando na zaga – a Seleção foi para cima da Costa Rica, que, empolgada, seguia atacando. Após grande jogada, Cidinho tocou para Henrique chutar na saída do goleiro e diminuir a diferença para 2 a 1, aos 30 minutos.
No entanto, a reação durou pouco. Aos 43 minutos, McDonald recebeu na área. Mesmo de costas, o atacante conseguiu girar sobre a marcação e chutar rasteiro, fazendo 3 a 1 para a Costa Rica. Ao fim do primeiro tempo, até mesmo o sereno Ney Franco entrou em campo para reclamar com o árbitro mexicano Ricardo Arellano.
Com a vantagem no placar, a Costa Rica voltou para o segundo tempo sem se lançar tanto ao ataque. A ideia era valorizar a posse de bola e retardar o jogo ao máximo a cada falta sofrida. Sem mostrar recursos e nem reação, o Brasil abusou das cavadas de falta e das reclamações, pouco ameaçando o gol do adversário.
O Brasil jogou com a seguinte formação: César, Madson, Luccas Claro, Frauches (Sebá, depois Djair) e Henrique Miranda; Lucas Zen, Misael, Felipe Anderson e Cidinho; Felipe Amorim (Rafael) e Henrique.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Seleção Brasileira inicia trajetória para fechar com ouro ano feliz da sub-20 (Postado por Erick Oliveira)

O ano de 2011 está sendo inesquecível para a Seleção Brasileira sub-20. Depois de garantir uma vaga em Londres-2012 com a conquista do título do Sul-Americano, o time alcançou o tetra no Mundial da Colômbia. Nesta quarta-feira, a equipe inicia sua trajetória nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara enfrentando a Argentina, às 20h (horário de Brasília), no Estádio Omnilife, querendo fechar com chave, ou melhor, medalha de ouro a temporada.
À frente da equipe nas duas conquistas, Ney Franco também planeja o título, que seria uma espécie de "tríplice coroa", para entregar a Mano Menezes uma geração vencedora e que formará a base do grupo que disputará os Jogos Olímpicos do ano que vem. O treinador acredita numa competição difícil, a começar pelo clássico logo na estreia. Mas garante que, durante a preparação, o grupo mostrou potencial, mesmo sem contar com alguns de seus principais jogadores, como Neymar, Lucas e Oscar.
- A Argentina vem com jogadores que atuam em suas equipes principais, mas eu acredito num duelo equilibrado. O Brasil conta com jogadores como Lucas Zen, do Botafogo, Felipe Anderson, do Santos, e Felipe Amorim, do Goiás. Todos eles atuam com frequência em seus clubes. Pelo que fizemos nos treinos, acredito que estaremos numa tarde boa - avaliou o treinador.
Se não conta com os astros da geração, a Seleção sub-20 chegou ao México com o reforço de Henrique. O atacante, que ainda busca seu espaço no São Paulo, foi o artilheiro e eleito o melhor jogador do último Mundial Sub-20. O goleiro César e o zagueiro Frauches, ambos do Flamengo, além do também zagueiro Romário, do Internacional, são os outros remanescentes do grupo que conquistou o título.
Considerado um dos “experientes” do grupo, por ter feito parte do elenco do Santos que conquistou a Libertadores de 2011, o meia Felipe Anderson sonha voltar de Guadalajara com mais um título, agora como um dos protagonistas da Seleção sub-20.
- Essa experiência de ter disputado a Libertadores foi importante, e agora espero ser campeão pela Seleção - disse o camisa 10 do time.
O Brasil vai enfrentar a Argentina com a seguinte formação (em parênteses, os clubes dos jogadores): César (Flamengo), Madson (Bahia), Luccas Claro (Coritiba), Romário(Internacional) e Henrique Miranda (São Paulo); Lucas Zen (Botafogo), Misael (Grêmio), Felipe Anderson (Santos) e Lucas Patinho (Fluminense); Rafael (Bahia) e Henrique (São Paulo).
 


quarta-feira, 12 de outubro de 2011


Brasil vence o México de virada

image
Quando Daniel Alves cometeu pênalti em Chicharito, aos 44min do primeiro tempo, o jogo parecia acabado para a seleção brasileira.
Isso porque o México já vencia por 1 a 0, com gol contra do zagueiro David Luiz, e o Brasil teria que jogar todo o segundo tempo com um homem a menos.
Mas o roteiro foi exatamente o oposto. Jefferson defendeu o pênalti e, mesmo com apenas dez jogadores, o time de Mano Menezes conseguiu a virada e venceu por 2 a 1, com belos golaços de Ronaldinho e Marcelo.
O flamenguista ainda acabou com um jejum que já durava quatro anos e 13 partidas sem marcar com a camisa verde-amarela.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CBF divulga calendário de 2012: 15 rodadas próximas a datas da Seleção (Postado por Erick Oliveira)

A CBF divulgou no início da tarde desta sexta-feira o calendário das competições do futebol brasileiro de 2012. Os jogos da Seleção Brasileira seguirão sendo motivo para reclamações de técnicos e dirigentes de clubes na próxima temporada.
O Campeonato Brasileiro começa no dia 20 de maio e termina no dia 2 de dezembro. Neste período são 10 datas-Fifa, e mais dois dias reservados para o Superclássico das Américas.  Há nove rodadas próximas destas datas. O campeonato também não para durante os Jogos Olímpicos, que tem datas reservadas de 25 de julho a 11 de agosto para o futebol. Os jogadores convocados para Londres devem desfalcar os clubes por seis rodadas neste período. Ou seja, um jogador como Neymar, com vaga nas seleções olímpica e principal, corre o risco de ficar longe de seu clube por até 15 rodadas.
Clique e confira as datas de todas as competições
Os campeonatos estaduais terão 23 datas, com início em 22 de janeiro e término em 13 de maio.
Mudanças nas séries C e D
A Série B irá de 19 de maio a 24 de novembro. Já as Séries C e D terão  início adiantado para o primeiro semestre: respectivamente de 27 de maio a 7 de outubro, e 27 de maio a 30 de setembro.
A Copa do Brasil será dos dias 7 de março a 25 de julho.
Na Copa do Brasil de Futebol Feminino há duas mudanças: os jogos, que neste ano aconteceram às quintas-feiras, serão aos sábados. Além disso, a competição, antes no segundo semestre, passa a ser disputada no primeiro, de 3 de março a 12 de maio.